Autenticação em 2 modos.

Aguimar Rezende Junior Rezende
Boa noite pessoal

Tenho  um servidor postfix com contas Unix, é recente usava sendmail. É
possível autenticar  com user e [hidden email] ao mesmo tempo, ou
seja o servidor aceitar os dois tipos de autenticação ?

Obrigado
vic

Re: Autenticação em 2 modos.

vic
Em 2013-04-12 18:02, Aguimar Rezende Junior escreveu:
> [...]
> É possível autenticar  com user e [hidden email] ao mesmo tempo,
> ou seja o servidor aceitar os dois tipos de autenticação ?

Depende do software que você usa para fazer a autenticação. Por
exemplo, no dovecot é possível usar mais uma fonte de dados, isto é,
você pode usar usuários do sistema e um banco de dados sql. Nele ainda é
possível definir um domínio padrão, então ele deve autenticar tanto o
usuário do sistema com user quanto [hidden email].

--
vic
http://choppnerd.com

Re: Autenticação em 2 modos.

Em 12/04/2013 18:10, vic escreveu:

> [...]
> é possível definir um domínio padrão, então ele deve autenticar tanto
> o usuário do sistema com user quanto [hidden email].

Oi Vic legal você aqui, devo a você o incentivo de sair do sendmail para
o postfix ! Muito obrigado !
Explicando melhor, os usuários de todos os domínios (principal e
virtuais) estão autenticando via conta Unix, tem alguns programas
(emissor nfe) de clientes meus que só tem o campo para funcionar com o
domínio inteiro [hidden email], como o servidor não aceita
este tipo de autenticação o email acaba saindo
[hidden email], como resolver isso ?

Obrigado de novo e um grande abraço

Re: Autenticação em 2 modos.

> [...]

> é possível definir um domínio padrão, então ele deve autenticar tanto
> o usuário do sistema com user quanto [hidden email].

Esqueci de dizer, uso postifx + dovecot + contas unix.
vic

Re: Autenticação em 2 modos.

vic
Em 2013-04-12 18:39, Aguimar Rezende Junior escreveu:

> [...]
> domínio inteiro [hidden email], como o servidor não
> aceita este tipo de autenticação o email acaba saindo

Legal! Eu também saí do sendmail para o postfix, há muito tempo...

Tem sim. No dovecot você adiciona o mecanismo auth-passwdfile, isto é,
você irá criar um arquivo de texto contendo uma lista de usuário/senha.
Daí você coloca lá o [hidden email] com a senha e pronto.

Em 12/04/2013 19:11, vic escreveu:

> [...]
> você irá criar um arquivo de texto contendo uma lista de
> usuário/senha. Daí você coloca lá o [hidden email] com a

Humm entendi, no caso está assim o postfix:

smtpd_sasl_type = dovecot
smtpd_sasl_path = private/auth

e assim no dovecot:

auth_mechanisms = plain login
disable_plaintext_auth = no
passdb {
    driver  =  shadow
}
userdb {
    driver  =  passwd
}

No caso seria acrescentar isso:

passdb {
   driver = passwd-file
   args = scheme=CRYPT username_format=%u /etc/dovecot/users
}
userdb {
   driver = passwd-file
   args = username_format=%u /etc/dovecot/users
} Funciona os dois ao mesmo tempo ? Obrigado

Re: Autenticação em 2 modos.

> [...]

> você irá criar um arquivo de texto contendo uma lista de
> usuário/senha. Daí você coloca lá o [hidden email] com a

Vic, deu certinho, muito obrigado. Abraço