Bloquear email de Saida

Joaquim de Jesus Soares
Tenho estudado bastante o sistema de email e
Tenho visto muito coisa sobre bloquear o recebimento de SPAM,
mas nada sobre impedir que meu servidor mande SPAM
principalmente quando os usuário deixam vazar sua senha.
Posso passar o Spamassasin nos arquivos que estão saindo ?
Barrar email de saída nos quais Retrun-Path seja diferente do remetente (mail From:)
Barrar email de saída se mail from:   for diferente de From:

Alguém ai tem o caminho das pedras ? manual tutorial ou solução pronta ?
OBJ.

Re: Bloquear email de Saida

Victório "H. Felipe"
Em 03-12-2015 09:13, Joaquim de Jesus Soares escreveu:
[...]

Não tem solução pronta. O que pode-se fazer é:

- Somente permitir o envio de e-mails pela porta 465 e 587 com autenticação
- Ativar o sender_login_mismatch no postfix
- Passar o antispam nos e-mails de saída
- Forçar os usuários a usar uma senha forte
- Ter um mecanismo para bloquear endereços IP que tentam acessar contas usando senha indevidas (fail2ban)
- Limitar a quantidade de e-mails de saída de cada usuários (policyd/cluebringer)
- Usar ferramentas para monitorar o serviço (pflogsumm, mailgraph, monitorar a fila, etc.)

--
Victório

Re: Bloquear email de Saida

Julio Cesar Covolato
Sim, use as recomendações do Victório, e

http://www.psi.com.br/~julio/postfix/sasl-killer.sh

Att.
    _    Engº Julio Cesar Covolato
   0v0   [hidden email]