Dominio/Reputação

Eduardo Rocha
Boa noite Pessoal,

Temos uma MTA usado por nossos clientes para enviarem "email marketing", coloco entre aspas pois não é exatamente email marketing, é outro tipo de conteudo institucional, mas vamos falar assim pra entenderem meu caso e ver se conseguem me ajudar.

No return-path e no from address usamos o dominio do cliente, tambem usamos registro de SPF e DKIM, até aki tudo ok.

Nosso maior problema é com a Locaweb, que ao receber um certo numero de denuncias de spam originados do nosso MTA, acabam bloqueando não somente o dominio do nosso cliente (citado no From), mas tambem o nosso dominio do MTA (usado no Received From..), prejudicando assim todo nosso servidor.

Minha duvida é:

O mais correto seria usarmos o dominio do cliente no MTA para que neste caso somente o respectivo cliente seja prejudicado?

Porem, esta solução me obriga a ter um IP dedicado pra cada cliente pra ser configurado o reverso, correto?

Outra duvida:

O dominio citado no ReturnPath, é melhor ser o do cliente ou nosso? Isso influencia na reputação ou o que gera reputação é o dominio do remetente?

Já vi o SpamAssassin pontuar por usar dominios diferentes no ReturnPath e From.

Muito Obrigado

Abs

Re: Dominio/Reputação

André Weber

Pelo que sei a reputação é no IP utilizado para SMTP, portanto indiferente o from ou retunpath.
O que leva a cair em reputação é o grande número de destinatários inexistentes/inválidos em um curto espaço de tempo.
Quem sabe limitar emails/hora no disparo e usar vários IPS de saída.

Em 18/08/2015 21:16, "Eduardo Rocha" <[hidden email]> escreveu:
[...]

Eduardo Maccarini
Eduardo,
Não sei se isso pode te ajudar, mas alem da reputação do IP também pode ser considerado a reputação do domínio e outras coisas mais. Sei que as grandes empresas de hospedagem brasileira estão utilizando as ferramentas da Cloudmark http://www.cloudmark.com/, ele tem uma base de conhecimento aonde coloca como reputação não só IP ou domínio mas tambem conteudo da mensagem, headers e reporte de usuários. Lembro também que ultimamente a Locaweb vem adotando politicas de antispam muito rígidas que acabam pegando muitos "falso positivo", o ideal seria tentar um contato com o postmaster da Locaweb e pedir que lhe informe o porque seus envios estão sendo tratados dessa forma e claro sempre seguir as boas praticas http://antispam.br/boaspraticas/

Espero ter ajudado ;)
Abs

Em 18 de agosto de 2015 22:40, André Weber <[hidden email]> escreveu:

[...]

Judy Craig
This is an automatic reply. I am away from the office for the summer, returning on Tuesday, August 25, 2015.  I will be happy to get back to you then.

Enjoy your summer!

Judy Craig
Student Services

This email and any files transmitted with it may be confidential and are intended solely for the use of the individual or entity to whom they are addressed. If you have received this email in error please notify the system manager. If you are not the named addressee you should not disseminate, distribute or copy this email.

Please STOP EMAILING ME

lynda.harlos@sympatico.ca

<DIV id=INCREDISIGNATUREID ondrag="return false;">Lynda Harlos
Home based travel agent

Orion Travelinx

Home office: 905-433-4267

Text: 905-723-9210

www.facebook.com/TravelAgent.LyndaHarlos

Referrals are the best compliment!

Any price/s quoted not guaranteed until payment is made

To unsubscribe please reply with unsubscribe in subject line

Re: Dominio/Reputação

Eduardo Rocha
Ola Eduardo,

Muito obrigado pelas dicas.

Realmente enfrentamos um problema diario com a Cloudmark, pois eles nao somente "queimam" o remetente, mas tambem o dominio do MTA, prejudicando assim toda a infra, e o pior é a Locaweb não tem serviço de FBL pra removermos os destinatarios.

O que nao consigo entender é qual dominio eles usam pra reputação, se do ReturnPath, do MTA ou do Remetente.

Obrigado!

Abs

Em 21 de agosto de 2015 11:02, Eduardo Maccarini <[hidden email]> escreveu:
[...]

Boa tarde pessoal,

Não entendo como pode ser feito a reputação do domínio, sendo que qualquer servidor pode enviar email dizendo ser de qualquer domínio para envio de lixo eletrônico (spam, mala direta marketing, vírus)

Sabem esclarecer melhor isso?

Em 21/08/2015 11:02, "Eduardo Maccarini" <[hidden email]> escreveu:
[...]

Julio Cesar Covolato
Para isso que existe o registro spf!!

-----------------------------
     _    Engº Julio Cesar Covolato
    0v0   <[hidden email]>
   /(_)\  F: 55-11-3129-3366
    ^ ^   PSI INTERNET

Em 21/08/2015 13:40, André Weber escreveu:

> [...]
> qualquer servidor pode enviar email dizendo ser de qualquer domínio
> para envio de lixo eletrônico (spam, mala direta marketing, vírus)

OK
Mas de qualquer forma o email é enviado com qualquer domínio e chega no servidor destino, que en seguida descarta.