Informações sobre a integração do spamassassin com o postfix

Informações sobre a integração do spamassassin com o postfix

Claudio Junior
Ola pessoal

Hoje muitos de nós utilizamos o spamassasim como um programa externo ao postfix que faz a verificação das mensagens, alterando o header da mesma, e no final reinserindo a mensagem no postifx para que seja feita a entrega aos usuários.

Algum tempo atras eu participei da implementação do Oracle UCS, e a forma como é tratado o antispam é um pouco diferente, sendo que a mensagem de email é enviada para o spamassassin e ele simplesmente retorna se a mensagem é spam ou não (true ou false). Isto para mim já é valido, pois não me interessa scores, mas sim se é spam. independente, a solução poderia retornar somente o valor do score, isto é, um numero, e colocando isto como uma regra no ucs, podemos determinar se é spam (baseado no valor, menor que x não é, maior que x, é). O que me importa é que a mensagem original nunca saiu da fila de email, e ela esta somente sendo verificada por um filtro externo.

Eu particularmente achei isto interessante, pois não teríamos o trafego da mensagem por um programa externo e sempre seria tratada como uma mensagem na fila do servidor de e-mail.

A minha pergunta é, é possível implementar este tipo de validação no spamassassin?

Obrigado pela ajuda.

Att.

Claudio Jr.

--