Mais de um IP para envio de Emails

Eduardo Rocha
Bom dia Pessoal,

Tenho um servidor de entrega de emails que segue uma série de políticas para evitar que os emails sejam rejeitados pelos destinatários, tais como SPF, DKIM e Opt-Out.

Porém, ultimamente tenho notado que alguns emails estão sendo rejeitados, pois estou entregando muitos emails para o mesmo servidor destinatário em "pouco tempo", já vi casos de servs destinatários que aceitam no max. 20 emails por hora.

E como atendo diversos clientes que normalmente enviam emails para os mesmos destinatários através da minha ferramenta, isso tem me preocupado.

Já ouvi falar que o ideal é ter mais de um IP para envio, já que estes servidores destinatários limitam por IP.

Então minha dúvida é:

- Bastar eu ter vários IPs que já resolve? Ou preciso também mudar de "domínio"? Hoje entrego os emails com o "From Address" do domínio do cliente e o Return-Path com meu domínio.

- Estes servidores destinatários são inteligentes a ponto de barrarem IPs "semelhantes", ex: 200.170.82.10/11/12..Eu teria que ter IPs de classes diferentes?

- Se eu tivesse UM IP por cliente, isso teria algum problema? Seria um "abuso" de uso de IPs?

Obrigado

Abs