Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

12

Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Bruno Menoli
Olá a todos,

Minha luta ainda continua com o Postfix para rotacionar IPs, tentei usar o tutorial dao Gadelha, mas acabei desistindo... e encontrei este:

http://www.kutukupret.com/2010/12/06/postfix-randomizing-outgoing-ip-using-tcp_table-and-perl/

mas para usar este eu tenho que ter o módulo TCP no Postfix, oq ue já andei apanhando para subir junto com a instalação atual que tenho. A instalação pelo Yum do postfix no Centos não possui esse módulo, estou disposto até usar outra distro, conforme orientação de vocês.

Enfim como subir uma instalação com o módulo TCP do Postfix? Sugestões? ou até mesmo críticas? rs

Obrigado.

RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Renato Queiroz

Eu recomendo q você use o tutorial do Ramon, várias pessoas usam e funciona muito bem e sem problemas.

Esse tutorial do link eu vi também mas achei que não é melhor solução pelo fato de não conhecer minguem que use dessa maneira que o cara explica.

Re: RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Bruno Menoli
Olá renato,

Obrigado pelo retorno. O próprio Gadelha tentou me ajudar, mas tudo deu errado acho que ate tomei trauma, e acabei vendo uma solução de um usuário, que rotacionou sem MYSQL ou iptables (estou usando iptables para rotacionar atualmente), só que não deu pra perguntar e ver a solução desse usuário.

Você tem a SQL do gadelha em produção?

Obrigado.

On 09/28/2012 02:26 PM, Renato Queiroz wrote:

[...]

Nilton C. Correa
Oi Bruno,

Utilizo o do Gadelha rotacionando 5 Ip's e funciona bem.

Tive problema para configurar o Sql, pois a sintaxe nao estava totalmente correta, pelo menos para minha configuração.

Posso te ajudar a configurar, envie o que você já fez e qual a falha.

Abs

Nilton

2012/9/28 Bruno Menoli <[hidden email]>
[...]

Att
Nilton Cesar Corrêa

RES: RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Renato Queiroz

Sim eu uso a cerca de 4 meses...

Pelo iptables também funciona porem eu não cheguei a testar.

O Ideal é que você tenha instalado o postfix, mysql, dovecot, saslathd e de preferencia DKIM também.

Pra você usar o mysql é importante que todas as suas interfaces de rede estejam configuradas corretamente e também seu servidor DNS externo (hosts do tipo A, MX, reverso, spf, dkim  etc).

Quando eu comecei a pesquisar o assunto demorei cerca de 3 meses ate acertar todas as configurações e colocar para funcionar. Não foi fácil mas depois de pronto voce vai ter todo o controle e saber resolver qualquer problema que venha a ter.

Re: RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Bruno Menoli
Boa tarde Nilton,

Pois é meu problema foi com SQL, consegui executar alguma parte dela e não consegui finalizar.  Mal mal consegui executar a SQL abaixo:

CREATE TABLE `transports` (
`id` int(10) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
`transport` varchar(50) NOT NULL DEFAULT ’0′,
PRIMARY KEY (`id`)
) ENGINE=MyISAM;

Você pode me enviar a sua SQL?

Obrigado.

On 09/28/2012 02:40 PM, Nilton C. Correa wrote:
[...]

Re: RES: RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Bruno Menoli
Olá Renato,

O iptables funciona bem, mas parece mais gambiarra, não é algo que confio.

Já tenho MYSQL, Dovecot, Postfix, saslathd e postifix admin instalados, DKIM acho que nao....

atualmente está em produção para um cliente, mas tenho 2 servidores nos EUA que irão migrar para o brasil. Obrigado

On 09/28/2012 02:44 PM, Renato Queiroz wrote:

[...]

Brunoi,

Abaixo vc deve trocar as aspas atuais ```` para as novas que são assim ' ' '. Por isso que vc não consegui criar a tabela.

Esse erro aconteceu comigo e basta substituir as aspas que vai dar certo.

Re: RES: RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

V. Feitoza
Boa tarde,

Também pode executar sem as aspas.
Elas são apenas para quando se utiliza nomes internos do mysql, tipo
uma prevenção contra as variáveis internas do mysql.

Virtual Word - O mundo ao seu alcance.
Victor Feitoza
Gerente de TI

Re: RES: RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Ramon Gadelha
Olá, o problema está nas aspas, que no wordpress viram "abre aspas e fecha aspas" ao invés de apenas "aspas" :), esse é o problema de sintaxe.

Algumas pessoas encontram problemas ao criar a procedure também, o que eu recomendo é modificar os delimitadores antes e depois da procedure, exemplo:

DELIMITER $$

CREATE STORED FUNCTION....

$$

Em 28 de setembro de 2012 15:08, V. Feitoza <[hidden email]> escreveu:
[...]

Ramon Gadelha C. Marques

LPIC-3, NCLA, NDCTS,
VSP, VTSP, TFC, TCSP

+55 85 9609 1474

Re: RES: RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Bruno Menoli
Opa,

O próprio está aqui!! rs tem como me enviar a SQL completa? Alguem tem para me enviar? Obrigado

On 09/28/2012 03:20 PM, Ramon Gadelha wrote:
[...]

Segue,

Banco e tabelas:

CREATE DATABASE `postfix`;

CREATE TABLE `current` (
`transportId` int(10) DEFAULT NULL
) ENGINE=MyISAM;

CREATE TABLE `transports` (
`id` int(10) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
`transport` varchar(50) NOT NULL DEFAULT ’0′,
PRIMARY KEY (`id`)
) ENGINE=MyISAM;

Procedure:

CREATE FUNCTION `f_transport`() RETURNS varchar(50) CHARSET latin1
BEGIN
DECLARE current_transport INT(11);
DECLARE count_transport INT(11);
DECLARE result varchar(50);

SELECT * INTO @current_transport FROM current;
SELECT count(*) INTO @count_transport FROM transports;

IF @current_transport < @count_transport THEN
SELECT @current_transport + 1 INTO @current_transport;
ELSE
SET @current_transport = 1;
END IF;

UPDATE current SET transportId = @current_transport;

SELECT transports.transport INTO @result
FROM transports,current
WHERE transports.id=current.transportId
AND transports.id = @current_transport;

RETURN @result;

END

Mais detalhes: http://rgadelha.wordpress.com/2011/10/13/postfix-balanceando-carga-de-e-mails-de-saida-entre-varios-links/

Infelizmente não posso dar muita atenção no momento porque estou no trabalho.

Em 28 de setembro de 2012 15:24, Bruno Menoli <[hidden email]> escreveu:
[...]

Com a ajuda de vocês consegui criar, depois posto detalhes, porque o erro agora é outro e to em um servidor em produçao:

 warning: transport_maps lookup failure

transport_maps=mysql:/etc/postfix/mysql-transports.cf

hosts=localhost
user=XXXXX
dbname=postfix
query=SELECT f_transport() as transport

master.cf

Deixei o padrão do master e adicionei ao final do arquivo:

L1      unix    -    -    n    -    -    smtp

  -o smtp_bind_address=XXXXX

L2      unix    -    -    n    -    -    smtp

  -o smtp_bind_address=XXXXX

L3      unix    -       -       n       -       -       smtp

  -o smtp_bind_address=XXXXX

L4      unix    -       -       n       -       -       smtp

  -o smtp_bind_address=XXXXXXX

On 09/28/2012 03:29 PM, Ramon Gadelha wrote:
[...]

<a moz-do-not-send="true" href="tel:%2B55%2085%209609%201474" value="+558596091474" target="_blank">+55 85 9609 1474

Ramon Gadelha C. Marques

LPIC-3, NCLA, NDCTS,
VSP, VTSP, TFC, TCSP

+55 85 9609 1474

RES: RES: RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Renato Queiroz

Bom dia!

Verifique se o mysql esta ativo, este erro esta relacionado a ele ou veja também o usuário e senha q você colocou la

Re: RES: RES: RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Bruno Menoli
Bom dia Renato,

O MYSQL está ativo sim, estou me conectando com o usuário root do MYSQL, baixo o log:

postfix/postfix-script[10094]: warning: group or other writable: /etc/postfix/./mysql-transports.cf
Oct  2 10:39:16 postfix/trivial-rewrite[9995]: warning: transport_maps lookup failure
Oct  2 10:39:16  postfix/trivial-rewrite[9995]: warning: transport_maps lookup failure
Oct  2 10:39:16  postfix/smtpd[9992]: NOQUEUE: reject: RCPT from unknown[XXXXXXXX]: 451 4.3.0 [hidden email]: Temporary lookup failure; from=[hidden email] to=[hidden email] proto=ESMTP helo=<[10.0.0.66]>

mais alguma sugestão?

On 10/02/2012 10:03 AM, Renato Queiroz wrote:

[...]

<a moz-do-not-send="true" href="tel:%2B55%2085%209609%201474" target="_blank">+55 85 9609 1474

[...]

Esdras La-Roque
Conecte o MySQL com o usuário informado nos mapas do postfix e execute as consultas que o postfix executa para recuperar os dados.

Caso necessário, verifique como está sendo executada as consultas no log do mysql, com o tail:

~# tail -f /var/log/mysql/mysql.log

As vezes, é problema é uma aspa fora do lugar, uma vírgula, etc

Lembrando que para isso, o log do mysql deve estar ativo no my.cnf, que por default, vem desabilitado.

Em 2 de outubro de 2012 10:42, Bruno Menoli <[hidden email]> escreveu:
[...]

RES: RES: RES: RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Renato Queiroz

Sim mais uma...

Coloque isso no seu main.cf,  no final do arquivo.

best_mx_transport = local

append_at_myorigin = no

append_dot_mydomain = no

RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Bruno Menoli
estou me achando meio azarado....
essas linhas abaixo eu já tenho... já abri um novo arquivo /etc/postfix/./mysql-transports.cf do zero, adicionei pass= mesmo que no exemplo não tenha.

mudei no meu main.cf de:

transport_maps=mysql:/etc/postfix/mysql-transports.cf

para:
transport_maps=proxy:mysql:/etc/postfix/mysql-transports.cf

Usei o usuário root e senha root do MYSQL:

postfix/proxymap[15820]: warning: connect to mysql server 127.0.0.1: Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: NO)

consigo logar no Mysql normalmente e listar a tabelas do banco postfix por linha de comando.....

On 10/02/2012 10:59 AM, Renato Queiroz wrote:

[...]

Faz  difetente então...

Cria um usuário novo no Mysql e da permissão total para ele na base que tem os transportes..

Depois disso coloca esse user no transportes.cf

E por ultimo um restart no postfix

abcs

Re: RES: RES: Melhor forma de instalação Postfix em Centos 6.2 e randomizando saída de IPs

Bruno Menoli
já fiz isso também... criei um novo usuário especifico para este banco e consulta.

não consigo entender pq não funciona.