Performance da entrega de emails

Rodrigo Deguir
Pessoal,

Me ajudem por favor sobre a performance de entrega.
O servidor meu aqui atualmente é um:

CentOS 5.7 64-bit
4 GB de RAM
300 GB de HD

Rodando o iRedMail + Postfix + Email Marketer

Pelos testes que estou fazendo esta entregando apenas 1.500 emails apenas por hora.

Dai vem as dúvidas.

Ah, não faço SPAM viu, forneço o serviço para meus clientes que tem listas reais, eu mesmo que organizo, tudo legal.

1. Está muito ou pouco? 1.500 por hora, 36.000 emails por dia. Minha idéia é enviar 100 mil por dia se preciso, que daria 4.166 emails por hora.
2. A configuração de envio não mudei, alterei apenas o limite de memória do PHP de 128 MB para 384 MB, sugerem mais?
3. De quanto por hora vocês indicam não passar para não ter problemas?

Detalhe, estou enviando apenas de 1 IP, ainda não configurei os outros, são poucos, apenas 4 no total. Se aumentar a quantidade de IPs aumenta a entrega ou nada haver?

Desculpe a ignorância e obrigado!

Att. Rodrigo Deguir

Att. Rodrigo Deguir
Zocka Internet

Re: Performance da entrega de emails

Rodrigo Deguir
Olá Davi Camargo,

Muito bom, e quais são seus números?

Att. Rodrigo Deguir

vic

Em 2012-08-31 16:31, Rodrigo Deguir escreveu:

> [...]
>
> Detalhe, estou enviando apenas de 1 IP, ainda não configurei os
> outros, são poucos, apenas 4 no total. Se aumentar a quantidade de

Qual(is) teste(s) você fez para descobrir o limite do seu servidor de
correio?

--
vic
http://choppnerd.com

Re: Performance da entrega de emails

Rodrigo Deguir
Olá Vic,

O teste que fiz foi, alias está sendo enviar uma campanha de um cliente com 54 mil emails e notar, calcular que está enviando apenas 1500 por hora.

Dai não sei, não sei se é limite no postfix, talvez aumentar a memória do PHP e Apache, enfim... estou vendo com vocês aqui para ficar melhor.

Att. Rodrigo Deguir

Em 31/08/2012, às 17:12, vic <[hidden email]> escreveu:

[...]

Nilton C. Correa
Oi Rodrigo,

Sao vários itens que determinam quantos emails você pode enviar e quantos emails por hora os provedores querem receber de você.

No envio a quantidade de snmp habilitados simultaneamente, delays entre envios, máximo domínios simultâneos , mensagens por conexão, etc...
Não estou falando de quantidade de Ips.

Já os grandes domínios como hotmail , Yahoo, gmail ... vão limite a quantidade de emails simultâneos / ip em função da sua reputação de envio por domain / ip.
Uma vez configurado adequadamente seu servidor , o ideal é fazer o chamado warm up dos Ips que voce vai utilizar , ou seja começar a enviar poucos emails por dia e ir aumentado, com isto voce poderá enviar mais sem ser bloqueado.

É claro que seu servidor deve estar todo adequado, reverso dos ips configurados, domain key habilitados para os domínios.
Importante tambem é se cadastrar nos feedbacks destes provedores para que voce possa descadastrar os emails que serão clivados como spam. ( mesmo emails confirmados serão clicados em spam).

A lista é extensa para que possa enviar com segurança.

Abs

vic

Em 2012-08-31 17:16, Rodrigo Deguir escreveu:

> [...]
>
> Dai não sei, não sei se é limite no postfix, talvez aumentar a
> memória do PHP e Apache, enfim... estou vendo com vocês aqui para

Com certeza tem algum limite em configuração ou alguém está gargalando.

Nas configurações do postfix, geralmente limita-se no master.cf, mas
pode ter algum *_limit no seu main.cf.

Como você disse que usa o iRedMail, então seu postfix encaminha a
mensagem para o policyd e para o amavisd-new, então um desses dois pode
ser o responsável pelo limite.

Mande seu master.cf e no amavisd.conf a linha que contém $max_servers.
No policyd eu não posso ajudar muito pois não o conheço.