Postfix como relay externo

Marcio L Santos
Boa noite pessoal, tenho um servidor de email com zimbra, esse
funcionando normalmente. Mas estou com problemas com o meu ip fixo (
rede com virus entrando em blacklist). E gostaria de usar um relay
externo para o envio dos e-mails ate resovler a situação.
Tenho uma vps com linux ip-fixo...etc....
Poderia usar ela como relay para o meu zumbra, usando o postfix nela?
Alguem teria uma material de como usar o postfix para esta funcao?
Ele nao tera as contas, apenas fara o re-encaminhamento das mensagens
enviadas pelo zimbra.

Obrigado

Re: Postfix como relay externo

André Weber

Amigo bom dia,

Não seria melhor resolver o problema com vírus da rede?
Bloquear porta 25 no firewall que controla a rede das estações de trabalho?

Limitar número de envios por usuário ou domínio por hora?
Para isso vc pode utilizar greylist.

Em 24/09/2015 23:08, "Marcio L Santos" <[hidden email]> escreveu:
[...]

Bom dia André, o problema não é com spam ou porta 25...essa na rede é
liberada somente para o servidor de e-mails.
Meu ip esta entrando em blacklist por maquinas infectadas com
conficker e afins na rede , que usam a porta 80 mesmo para tentar se
propagar.
A equipe responsavel pelo firewall e manutenção das maquinas ja esta
trabalhando nisso....mas devem demorar uns dias ainda...

No zimbra ja tenho controle com fail2ban...

O que gostaria no momento era garantir a entrega dos emails do zimbra
por um relay externo.
Tentei usar o xeams nessa vps mas nao tive sucesso, por isso pensei no
postfix puro,

Em 25 de setembro de 2015 09:38, André Weber <[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Bloquear porta 25 no firewall que controla a rede das estações de trabalho?
>
> Limitar número de envios por usuário ou domínio por hora?

Márcio,

Acho que está havendo confusão nesta informação.

Seu IP é listado em blocklist por excesso de envio de emails porta 25, então porta 80 não causaria este problema.

Em 25/09/2015 10:26, "Marcio L Santos" <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> Bloquear porta 25 no firewall que controla a rede das estações de trabalho?
>
> Limitar número de envios por usuário ou domínio por hora?

Ola André,veja o que resulta da consulta na CBL (abuseat.org).
--------------------------
IP Address xxx.xxx.xxx.xxx is listed in the CBL. It shows signs of
being infected with a spam sending trojan, malicious link or some
other form of botnet
This IP is infected (or NATting for a computer that is infected) with
the Conficker botnet.

Your IP was observed making connections to TCP/IP IP address
38.102.150.27 (a conficker sinkhole) with a destination port 80,
source port (for this detection) of 47235 at exactly 2015-09-25
11:49:08 (UTC). All of our detection systems use NTP for time
synchronization, so the timestamp should be accurate within one
second.

If you don't have full firewall logging, perhaps you can set up a
firewall block/log of all access (any port) to IP address
38.102.150.27 and keep watch for hits.

etc...
E caindo na CBL replica para a Spamhaus ZEN, e ai bloqueia para muitos
servidores que consultam a Spamhaus principalmente....

Consegui configurar um xeams nessa vps que tenho fora e estou usando
ele como relay do zimbra para o envio.
Configurei SPF,DKIM,DNARC...etc....
No zimbra ja tenho fail2ban para evitar que ele seja usado para envios
indevidos, ja que nao tenho acesso ao firewall dessa rede.

Com todos problemas que deu provavelmente semana que vem vao ocorrer
mudanças na parte de gerencia do firewall da rede.

Em 25 de setembro de 2015 19:33, André Weber <[hidden email]> escreveu:

> [...]
>
> Acho que está havendo confusão nesta informação.
>
> Seu IP é listado em blocklist por excesso de envio de emails porta 25, então

Ola Nilton, sim ja esta funcionando:
https://wiki.zimbra.com/wiki/Sending_mail_through_an_external_relay

Quando abri o topico queria usar um postfix externo para fazer essa
funçao, pois não tinha tido sucesso com o xeams,
Agora consegui fazer funcionar com ele mesmo

Em 25 de setembro de 2015 20:42, Nilton OS <[hidden email]> escreveu:

> Marcio é só colocar a regra no transport do postfix do Zimbra, da uma
> pesquisada por transport na net que você vai encontrar

Re: Postfix como relay externo

Nilton OS
Marcio, quando respondi estava no onibus nao deu tempo de procurar

fico feliz

 Nilton OS | Linux Expert 16 years ago | linuxpro.com.br
"Cert: LPIC-1, SUSE SCLA, ITILv3 2011"

Em 25 de setembro de 2015 20:46, Marcio L Santos <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> Marcio é só colocar a regra no transport do postfix do Zimbra, da uma
> pesquisada por transport na net que você vai encontrar

Realmente Márcio,

Novidade pra mim, nunca tinha visto um IP ser listado em blocklist se não por envio de email em massa.
Porém lendo a documentação do abuseat verifiquei que lista o IP por outros motivos de trojan, vírus etc...
Procedimento pra vc agora é fechar todas as portas de saída e ir liberando conforme necessidade. Forward drop.
Blz, posta o andamento da resolução pra ficarmos sabendo.

Em 25/09/2015 20:24, "Marcio L Santos" <[hidden email]> escreveu:
> [...]

> Acho que está havendo confusão nesta informação.
>
> Seu IP é listado em blocklist por excesso de envio de emails porta 25, então

Pessoal, meio fora do tópico, desculpe, sábado 26-09-2015 vou postar um vídeo falando sobre alternativas ao Zimbra na parte de administração de E-mail,  infelizmente ainda não achei nenhum Webmail na altura do Webmail do Zimbra, quem sabe o Roundcube Next, mas esse ainda vai demorar para sair.

https://goo.gl/F6DhnN