Problema com entrega de Email

Christovam Paynes Silva
Boa tarde pessoal,

Estou com um Cloud na locaweb e nele possui um servidor de email com Ubuntu 11.04 64bits..postfix e courier com ISPconfig3 e uso o DNS da Locaweb..
Estou a alguns dias com uns problemas em relação ao envio de email, alguns não estão chegando nos clientes, porem nos logs
mostra que estão sendo enviados corretamente, e depois etão sendo removidos.
Hoje travou diversos emails na fila, e começou a descarregar nos logs essa mensagem (amavis[28480]:  Net::Server: Ran out of accept retries!)..

Alguem ja pegou este problema ?

Obrigado!

Re: Problema com entrega de Email

Adonai Silveira Canez
Eu não sei como funciona o amavis, nem sei muito bem a funcionalidade
dele, pelo que vi é um antivirus. O importante é entender o fluxo,
pelo que eu imagino o email passa pelo antivirus e depois é repassado
para o postfix para fazer o envio da msg. Se o postfix estava logando
como entregue, pode ter certeza que o servidor de destino recebeu a
msg, ele pode ter excluído ela sem entregar para o destinatário caso o
teu servidor esteja numa blacklist, ou com algum problema de DNS
reverso ou SPF.
Uma questão que fiquei na dúvida, vale a pena passar pelo antivirus
emails que estão sendo enviados? na minha empresa nós passamos pelo
antivirus apenas os emails que entram na empresa, os enviados devem
ser tratados pelos servidores do destinatário, é um recurso que se
economiza.

Adonai

Em 10 de setembro de 2012 17:17, Christovam Paynes Silva
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> Hoje travou diversos emails na fila, e começou a descarregar nos logs essa
> mensagem (amavis[28480]:  Net::Server: Ran out of accept retries!)..

Olá Adonai,

Eu esqueci de salientar que pelo que puder perceber foi o daemon do Amavis que travou e por consequência
parou as mensagens na fila, então derrubei o processo dele e inicializei novamente e
mandei reenviar as mensagens e deu tudo certo.

quando você citou:
"ele pode ter excluído ela sem entregar para o destinatário caso o
teu servidor esteja numa blacklist, ou com algum problema de DNS
reverso ou SPF"
- Em blacklist pelo que verifiquei o servidor não está.
- pode ser algo relacionado ao DNS, pois uso o da propria LocaWeb, mas ai lhe pergunto, mesmo nos logs mostrando que a mensagem foi entregue, poderia ser um problema relacionado ao DNS?

vou verificar o que você me disse do Amavis, remover a verificação dos emails enviados.

Obrigado!

<[hidden email]> escreveu:
> [...]
> Hoje travou diversos emails na fila, e começou a descarregar nos logs essa
> mensagem (amavis[28480]:  Net::Server: Ran out of accept retries!)..

Christovam, vou te falar pelo funcionamento do antispam que eu
gerencio na empresa, por isso não sei se todos se comportam dessa
forma, o meu servidor é um appliance da Symantec. No meu servidor
antispam se tiver algum problema de DNS reverso o teu servidor vai ser
proibido de enviar a mensgem, ela vai ficar para no teu servidor e o
log do teu postfix vai vir alguma msg informando que o teu servidor
não obteve permissão no relay do servidor de destino, isso tu vai
verificar nos teus logs se acontecer.

Adonai

vic

Re: Problema com entrega de Email

vic
Resposta lá em baixo. Nessas eleições vote na n-etiqueta. Diga não ao
top-posting! :P

Em 2012-09-10 23:28, Christovam Paynes Silva escreveu:

> [...]
> poderia ser um problema relacionado ao DNS?
>
> vou verificar o que você me disse do Amavis, remover a verificação

O amavisd-new não é um anti-vírus, mas um um sistema para verificação
do e-mail. Você pode usar quantos anti-vírus e anti-spam quiser com ele
e ele tem funções bem legais.

IMHO, e-mails enviados, isto é, mensagens dos seus usuários devem ser
escaneados pois se alguém pega vírus ou tem a senha roubada, seu
servidor pode evitar enviar spam para todo mundo.

--
vic
http://choppnerd.com

<[hidden email] [6]> escreveu:

[...]

Pessoal, não consegui responder antes, estava viajando.

Adonai,  obrigado pela explanação do teu cenário..
Os emails que não estão sendo entregues são para Gmail, Hotmail ...
 Eu dei mais uma olhada detalhada nos logs e consta que foram enviados e removidos .. vou esperar acontecer novamente para fazer uma segunda avaliação.

E Vic, tem razão. Vou manter  e tentar melhorar este processo.

Obrigado!