SPFBL.net na MXToolbox

Leandro-2
Pessoal,

Do nada começamos a receber hoje uma enxurrada de pedido de delisting dos gringos. Recebi alguns e-mails de alguns deles citando o MXToolbox. Fui checar e parece que estamos mesmo sendo consultados pelo MXToolbox:

ubuntu@matrix:~$ egrep -c " DNSUDP[0-9]+ DNSBL .+mxtoolbox\.com" /var/log/spfbl/spfbl.2016-09-28.log
1112
ubuntu@matrix:~$

Engraçado que lá na página deles, não aparece a gente lá na lista das DNSBLs.

Alguém sabe se eles fazem algum tipo de teste, com um grupo pequeno de clientes de monitoramento, antes de publicarem na MultiRBL deles?

Abraços,
Leandro
SPFBL.net

Re: SPFBL.net na MXToolbox

Mario Jorge Lima
Leandro,

Que ótimo. Nao sei dizer, talvez valesse a pena voce fazer contato com eles.

Uma coisa que nao entendi: eu achei que sua lista nao colocava ninguem em blacklist, numa base de dados, achei que simplesmente eram feitos os testes de consistencia do SPF e dos Reversos, e mais alguns testes adicionais, e com base nisso recusava o email, mas sem lista-los.

Mario./

At 18:32 28/09/2016, you wrote:
[...]

Avast logo

Re: [SPFBL] SPFBL.net na MXToolbox

Leandro-2
Caramba. Verdade Rodrigo. Tinha esquecido disso.

Nesses últimos meses é tanta informação nova que estou lidando que estou chegando no limite do cérebro. :-)

Valeu pela força!

Leandro
SPFBL.net

Em 28 de setembro de 2016 18:45, Rodrigo Baldasso <[hidden email]> escreveu:
Leandro,

Conforme conversei contigo esses dias, eles ficaram de avaliar a possibilidade de inserir no site deles.

Talvez estes são os testes que eles falaram que fariam. O chamado que abri lá Ainda está em andamento.

Abraço

NOC 24x7 -- LHOST.NET.BR

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "SPFBL" dos Grupos do Google.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para [hidden email].

[...]

Oi Mário. Nós listamos a galera sim. Por reputação ou por bloqueio manual também.

O SPFBL tem um mecanismo de feedback loop na camada SMTP, onde por exemplo um destinatário pode mandar o SPFBL bloquear um certo remetente, e este remetente recebe um prefixo de rejeição SMTP que significa que a reputação dele foi manchada. Se o remetente insistir muito em enviar e-mail para o destinatário que o bloqueou, sua reputação chega num determinado ponto onde passa a ser listado. Ai pode ser tanto IP quando o domínio mesmo.

A partir isso, no caso especifico da reputação do IP, esta se propaga pelo nosso serviço DNSBL, que fica embutido no serviço SPFBL. No caso, nossa zona DNSBL é "dnsbl.spfbl.net" e a resposta de listado é "127.0.0.2".

Quem usa o SPFBL, como é seu caso, no caso de reputação ruim (sem bloqueio manual), o SPFBL não manda o MTA rejeitar mas manda o MTA marcar a mensagem como SPAM para que este redirecione a mensagem na pasta Junk do destinatário. No caso do destinatário mandar bloquear o remetente, ai sim o SPFBL manda o MTA rejeitar a mensagem.

Leandro
SPFBL.net

At 18:32 28/09/2016, you wrote:
[...]

Parece que deu ruim ontem lá no MXToolbox:

A principio eles acharam que não toleramos qualquer rDNS com domínio de terceiros, que não é inteiramente verdade. Nós apenas não toleramos o uso do rDNS genérico, que é aquele que é alocado imediatamente para cada IP assim que a operadora ou datacenter alocam os blocos IPs.

Estou desde ontem conversando com o Austin, que é responsável pelo MXToolbox, para explicar nossa política em relação aos reversos genéricos.

Parece que ele entendeu e concordou. Porém ele fez uma ressalva que esse tipo de listagem não é exatamente uma listagem por abuso e sim um alerta de não cumprimento de padrões e pediu para vermos se conseguimos separar os códigos de retorno para cada caso. Assim cada cliente consegue determinar se quer a listagem completa ou parcial.

Nós concordamos com o posicionamento dele e demos essa sugestão de códigos:
  • 127.0.0.2: abuse issues like bad reputation or manual block and
  • 127.0.0.3: rDNS issues like none, invalid FCrDNS or generic rDNS.
Estou aguardando a resposta deles, sobre o que eles acham desse tipo de separação.

Vou pedir para vocês, que usam a nossa DNSBL, que fiquem atentos pois nos próximos dias poderemos implementar essa codificação. Então caso algum de vocês precise especificar quais códigos ativam a listagem da nossa DNSBL em seu MTA, fique atento para essa possível mudança. Para quem usa a consulta sem especificar os códigos, nada muda na configuração.

Aliás, quem ainda não usa nossa DNSBL por conta dessa política agressiva acerca de problemas com rDNS, vai conseguir usar somente a listagem por abuso a partir dessa implementação.

Deixarei vocês por dentro das próximas novidades sobre este caso.

[...]

Fechamos essa separação de códigos com o pessoal do MXToolbox:
  • 127.0.0.2: abuse issues like bad reputation or manual block
  • 127.0.0.3: no PTR (rDNS) record found
  • 127.0.0.4: rDNS issues such as invalid FCrDNS or generic rDNS
Eu particularmente acho que a diferença entre o que propomos e esta não é tão grande assim.

Então nesse caso, para não gerarmos mais discussão, vale a pena seguir este padrão. Até porque nosso projeto é pequeno e a ajuda de divulgação do MXToolbox vai certamente incentivar mais pessoas a conhecerem o projeto e alguns até adota-lo.

Vou pedir para os senhores fazerem as mudanças necessárias pois pretendemos implementar isso neste final de semana. Quero pegar possíveis defeitos de implementação já no final de semana para que segunda-feira a gente já possa fazer novos testes lá no MXToolbox.

Abraços,
Leandro
SPFBL.net