amavisd bloqueia todos os emails - connection refused ( 127.0.0.1:10024 )

amavisd bloqueia todos os emails - connection refused ( 127.0.0.1:10024 )

Humberto Cruz
Ola Pessoal,

desculpem a dúvida assim na primeira mensagem, mas realmente estou precisando...

De uma hora pra outra, o servidor de email da empresa parou de receber emails... não tenho formação em admin de sistemas ou rede, mas tive que tentar resolver e depois de muita pesquisa e testes, na mensagem de log do postfix ( /var/log/maillog ) aparecem erros de conexão recusada ao endereço 127.0.0.1:10024. Pesquisei e o serviço amavisd está funcionando neste endereço.

Procurei na internet sobre ele e encontrei o amavisd-new, seriam o mesmo ? ou uma versao mais nova ?

o servidor é um freebsd

resolvi a situação alterando a configuracao do postfix e desligando o filtro apontando para este serviço, mas não queria deixar assim desligado... qualquer ajuda seria muito bem-vinda :)

Abraços
Humberto

Re: amavisd bloqueia todos os emails - connection refused ( 127.0.0.1:10024 )

Gabriel Ricardo
tenta verificar se o amavis ta subindo mesmo atraves do comando netstat.

Atenciosamente,
Gabriel Ricardo.

Em 3 de setembro de 2012 11:05, Humberto Cruz <[hidden email]> escreveu:
[...]

Esdras La-Roque
Faça teste de conexão com o amavis.. Amavis e amavis-new é o mesmo serviço.

Execute um: telnet 127.0.0.1 10024

Ele deve responder a conexão.. caso contrário, o serviço não está normal. Você vai precisar reiniciar o serviço do amavis e observar o que ocorre em log, lá ele deve gritar o que está errado.

Outra dica.. o amavis trava quando está com 70% de espaço utilizado na partição onde encontra-se a quarentena. Verifique isto também.

[...]

valeu pessoal

realmente, o telnet nao conectava, o serviço não estava iniciando e nem o log... mexi nas configuracoes mudando o diretorio de quarentena e subiu...

mas agora é um problema diferente:

Sep  3 11:42:19 mail postfix/smtpd[995]: NOQUEUE: reject: RCPT from mail-qc0-f180.google.com[209.85.216.180]: 450 4.7.1 <[hidden email]>: Recipient address rejected: Policy Rejection- Please try later.; from=<[hidden email]> to=<[hidden email]> proto=ESMTP helo=<mail-qc0-f180.google.com>

[]s
Humberto

2012/9/3 Esdras La-Roque <[hidden email]>
[...]

é isso ai amigo.. chegou depois de alguns minutos...

o que é um MTA nessa caso? e qual a diferenca de esperar por alguns minutos ?

[...]

MTA = Mail Transport Agent. O postfix é um MTA.

Isso é uma técnica anti-spam. Evita que um host que dispara deliberadamente as mensagens de e-mail para um servidor, entupa a fila de e-mail.

Um exemplo: O meliante resolve instalar um software e disparar e-mail em massa na internet. Este software não é um MTA. Logo, ele não tentará enviar a mensagem novamente.

É isso.

vic

Em 2012-09-03 11:50, Humberto Cruz escreveu:

> [...]
> Policy Rejection- Please try later.; from=<[hidden email]
> [9]> to=<[hidden email] [10]> proto=ESMTP

Para reiniciar o amavisd: /usr/local/etc/rc.d/amavisd restart ou
service amavisd restart.

Para verificar se o amavisd está escutando nas portas:

sockstat -4l | grep 10024 ou então de um telnet localhost 10024

O amavisd-new tem uma opção debug que verifica se tudo está ok. Se o
amavisd não estiver iniciando, execute um amavisd debug e verifique a
saída.

--
vic
http://choppnerd.com