duvidas sobre o postfix como servidor mx secundario

duvidas sobre o postfix como servidor mx secundario

Claudio Junior
Srs.

tenho uma duvida sobre a utilização do postfix como servidor
secundário de email (backup).

A minha ideia era de ter o postfix recebendo os emails, armazenando os
mesmos no spool e assim que houvesse uma disponibilidade do servidor
principal, estes emails seriam entregues no servidor principal.

A pergunta é, isto é possível? Realmente funciona?

Alguém poderia recomendar uma documentação de como implementar isto?
Desejo inclusive manter uma copia da base de dados de usuários para
que seja feita a validação dos emails que chegarem no qual o destino
seja emails valido, e não liberando para todos os emails do meu
domínio.

A minha ideia é ter um servidor em um ambiente de alta disponibilidade
(amazon, outro datacenter???) recebendo meus emails como backup em
caso de indisponibilidade do link internet ou até mesmo da maquina
hoje disponível localmente.

Att.

Claudio Jr.
--
Claudio da Silva Junior

Re: duvidas sobre o postfix como servidor mx secundario

Esdras La-Roque
Da forma mais simples, você só precisa ter dois registros de MX no seu DNS.

Só for apenas para reter as mensagens na fila até que o servidor de caixas postais (servidor principal), esteja de volta. Esta é a solução mais simples.

A base é simples, faça seus postfix consultarem uma mesma base (MySQL ou PostgreSQL).

Em 6 de setembro de 2012 14:15, Claudio Junior <[hidden email]> escreveu:
[...]

Esdras La-Roque.

Re: duvidas sobre o postfix como servidor mx secundario

Claudio Junior
Ola Amigo

O problema que vejo é, o postfix não vai tentar entregar local quando
tiver a base de usuários?

Eu vejo uma possibilidade talvez configurando transport, mas não sei
se é esta a opção.

Att.

Claudio Jr.

--
Claudio da Silva Junior
[hidden email]

Em 6 de setembro de 2012 14:23, Esdras La-Roque
<[hidden email]> escreveu:

> [...]
> PostgreSQL).

> Esdras La-Roque.

Re: duvidas sobre o postfix como servidor mx secundario

Gabriel Ricardo
Será que não é isso??

http://www.akadia.com/services/postfix_mx_backup.html

Atenciosamente,
Gabriel Ricardo.

<[hidden email]> escreveu:
> [...]
> PostgreSQL).

> Esdras La-Roque.

Re: duvidas sobre o postfix como servidor mx secundario

Na realidade a informação de onde se encontra a caixa postal do usuário, também vai no banco de dados e é informado como mapa no postfix.

E não.. o usuário nem vai existir nos postfix MXs, ele não vai entregar local. Apenas deixará em fila, esperando o servidor de caixa postal retornar.

O transport vai informado no banco.. todos os mapas do postfix, referentes a envio, devem ser cadastrados no banco.

<[hidden email]> escreveu:
> [...]
> simples.
>
> A base é simples, faça seus postfix consultarem uma mesma base (MySQL ou

Esdras La-Roque.