postfix vs qmail

Friedrich Locke
Pessoal,

estou precisando escolher um servidor de mail, porem estou em duvida sobre o qmail e o postfix. Como voce descreveria ambos em termos de performance e seguranca? Estou a procura de um feedback tecnico e nao de gosto pessoal de cada postmaster.

Obrigado.
vic

Re: postfix vs qmail

vic
Em 2013-04-17 14:31, [hidden email] escreveu:
> [...]
> sobre o qmail e o postfix. Como voce descreveria ambos em termos de
> performance e seguranca? Estou a procura de um feedback tecnico e nao

Bom, acho que a resposta de 100% do pessoal dessa lista será "use
postfix" :P

Falando sério, minha recomendação é para você mesmo testar ambos e ver
qual se adapta melhor ao seu estilo.

--
vic
http://choppnerd.com

Re: postfix vs qmail

Márcio Merlone
Em 17-04-2013 14:31, [hidden email] escreveu:
[...]
Este link é muito bom:
https://www.google.com/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&ie=UTF-8#sclient=psy-ab&q=postfix+versus+qmail+features&oq=postfix+versus+qmail+features

Este me pareceu profundo:
http://forum.parallels.com/showthread.php?246033-H-SPHERE-QUESTION-Postfix-vs-qmail

Posso adiantar que o postfix é um projeto ativo, com código moderno e segurança como um dos focos primários, ótimo desempenho e conformidade com os padrões. Não sei se o qmail ainda é desenvolvido, é um projeto mais antigo, seu desenvolvedor é conhecido por ser um pouco pragmático e nem sempre respeitar os padrões apesar de ter um código extremamente eficiente - parece um benefício, mas ele quebra alguns protocolos, o que pode ser mal-visto por alguns sysadmins remotos.

Se for pra enviar spam ou maillings massivos talvez o qmail possa se sair melhor, de resto, pessoalmente, recomendo o postfix pra aplicações sérias.

Sds.

--
Marcio Merlone
TI - Administrador de redes